top of page

Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Dr. Luiz Antônio Barreto de Castro, Luiz ABC

Black and White Elegant Classic Funeral Facebook Post.jpg

A Sociedade Brasileira de Biotecnologia (SBBiotec) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do Prof. Dr. Luiz Antônio Barreto de Castro, Luiz ABC, sócio fundador e diretor presidente dessa sociedade por 12 anos, entre 1991 e 2016.
Sua trajetória acadêmico-científica foi marcada pelo pioneirismo e pela inovação em genética molecular e biotecnologia vegetal. Engenheiro Agrônomo de formação, realizou seu mestrado em Tecnologia de Sementes na Universidade Estadual do Mississippi e o doutorado, em Fisiologia Vegetal e Biologia Molecular, na Universidade da Califórnia-Davis.
Teve atuação de destaque no desenvolvimento da biotecnologia no Brasil, contribuindo ativamente para a estruturação da Política Nacional de Biotecnologia do país. Além de sua atuação em instituições de ensino e pesquisa, como professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e como pesquisador na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Luiz ABC destacou-se como líder visionário à frente de cargos de gestão no Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação que propiciaram a criação de diversos programas para o desenvolvimento científico, como a Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Teve participação ativa em inúmeras comissões, entre elas a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), da qual foi o primeiro presidente.  Representou o Brasil em diversos fóruns, órgãos e missões internacionais. 
Foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico do Governo Brasileiro nas categorias Comendador e Grã-Cruz, recebeu o Título de pesquisador Emérito do CNPq e é Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências.
A SBBiotec reconhece e agradece a dedicação e as conquistas do Prof. Dr. Barreto de Castro para o desenvolvimento da Biotecnologia no Brasil, com o compromisso de honrar sua memória como fonte de inspiração e exemplo à comunidade científica.

bottom of page