top of page

Cientistas sequenciam genoma da noz 

NOTICIAS2016-SBBIOTEC

Cientistas da Universidade da Califórnia-Davis sequenciaram o genoma da uma variedade de noz. O trabalho é pioneiro porque a planta é a primeira de sua família a ter seu DNA completamente mapeado. As informações obtidas com essa descoberta podem contribuir para o processo de melhoramento genético da nogueira e colaborar para a seleção de características desejadas, a exemplo de resistência a insetos, a doenças e até mesmo à seca.

 

A variedade sequenciada é conhecida como Chandler e foi escolhida por sua importância econômica.

Atualmente, esse tipo de nogueira ocupa metade de toda a área destinada à cultura no estado americano da Califórnia, responsável por 99% de todas as nozes produzidas nos Estados Unidos.

A partir do mapeamento dessa variedade, os geneticistas David Neale e Charles Langley pretendem desvendar o genoma de outras nozes. “As árvores do tipo Chandler dão frutos tardiamente; para adiantar a colheita podemos utilizar marcadores moleculares e desenvolver plantas que podem ser colhidas mais cedo”, explica Neale.

 

Nozes são ricas em Ômega-3 (tipo saudável de gordura) e seu consumo moderado pode reduzir o risco de doenças cardíacas. A informação sobre o sequenciamento genético é pública e está disponível neste site.

 

Fonte: Universidade da Califórnia-Davis, dezembro de 2015

bottom of page