top of page

CRISPR/Cas9: Tecnologia revolucionária permite edição do DNA 

NOTICIAS2016-SBBIOTEC

A possibilidade de editar o genoma sempre foi objeto de desejo e curiosidade não apenas entre os cientistas, mas de toda a sociedade. Dentro desse campo, umas das maiores inovações no mundo da ciência é a tecnologia CRISPR (do inglês Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats) que permite modificar o DNA, deletando e inserindo genes em um organismo, inclusive eliminando genes causadores de doenças. A tecnologia é considerada revolucionária por permitir a manipulação genética com maior precisão, rapidez e menor custo.

A fim de discutir os diferentes aspectos dessa inovação a Embrapa promoveu no dia 26 de outubro de 2016 o Workshop em Edição de Genomas: CRISPR/CAS9 que teve como abertura o Painel Visão estratégica do uso da ferramenta no mundo, que contou com a presença da renomada  cientista chinesa Dra Caixia Gao, da Academia Chinesa de Ciências. A pesquisadora foi citada pela edição de junho deste ano da revista científica Nature como uma das maiores  “estrelas da ciência” da China. Gao desenvolveu por meio da técnica CRISPR/Cas9 um trigo resistente a doença que deverá ser lançado no mercado.

Os benefícios da tecnologia CRISPR para a agricultura são promissores. Além de possibilitar a geração de plantas resistentes a pragas, sua aplicação também tem permitido o desenvolvimento de variedades mais tolerantes à estresses ambientais.

Realizado em parceria com o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) o workshop também discutiu os desafios regulatórios desta tecnologia e de metodologias envolvidas no uso da ferramenta.

bottom of page