top of page

​Batata: mercado consumidor exige cuidados com padronização do tubérculo

NOTICIAS2017-SBBIOTEC

Produzir com qualidade é essencial para que o agricultor atenda às expectativas do mercado atual. Na cultura da batata, a padronização de tamanho dos tubérculos e o brilho da casca são exigências do consumidor e merecem atenção especial do produtor. Estes aspectos são influenciados diretamente por fatores ambientais e pelos manejos fitossanitários, hídricos e nutricionais das plantas, que podem impactar na produtividade.

Em Poços de Caldas (MG), o produtor de batata Cleberson Delgado conta que há 14 anos utiliza

soluções naturais à base de extratos vegetais, aminoácidos e nutrientes no seu manejo nutricional. “Consigo observar melhor qualidade de pele da batata e padronização de tamanho, além de maior peso no tubérculo final”, aponta.

O engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico de hortifruti da Alltech Crop Science, explica que isso acontece porque “essas ferramentas reduzem o estresse fisiológico da planta e melhoram o balanceamento hormonal do vegetal, promovendo o redirecionamento de fotoassimilados, que estão na reserva das folhas e das hastes das plantas, para os tubérculos. O que vai permitir o seu melhor desenvolvimento”.

De acordo com o especialista, existem duas fases chave para a padronização de tamanho da batata para o mercado fresco e de matéria seca na batata para processamento industrial. A primeira é o início da tuberização. “Neste momento a planta teve um crescimento vegetativo bem significativo e será definido o número de tubérculos. As soluções vão estimular este surgimento”, ressalta.

A próxima etapa é o início do crescimento dos tubérculos. “A segunda aplicação acontece quando a estrutura do tubérculo já está formada. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento e um crescimento mais padronizado”, complementa. Segundo Revoredo, as práticas convencionais, como um bom preparo do solo, uma adubação adequada e controle sanitário também são de extrema importância.

bottom of page