Início

Apesar do notório aumento da participação brasileira na produção científica internacional, faz-se ainda necessário ampliar a sua contribuição no desenvolvimento socioeconômico da população brasileira. E, nesse sentido, é preciso estimular a participação de jovens cientistas e utilizar os avanços da biociência na redução da fome e dos graves problemas de saúde pública. Tais esforços não podem prescindir da Biotecnologia, cujo pleno desenvolvimento depende da elucidação dos principais dogmas da biologia e para os quais são necessários competência e excelência científica.

Criada em 1988, teve como seu primeiro Presidente, o saudoso Marcos do Mares Guia, pai da Biobrás – produtora de insulina recombinante, um dos grandes casos de sucesso da nossa indústria, nas últimas três décadas -. Com uma história de esforço e de sobrevivência, malgrado todas as dificuldades, a SBBIOTEC foi restabelecida em 1998 e vem, atualmente, realizando projetos de interesse da Biotecnologia no Brasil. Fazem parte desta agenda, a gestão da Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO, em acordo firmado com a FINEP; a organização de uma base de projetos e competências em Biotecnologia – BiotecData, que contou com respaldo da Academia Brasileira de Ciências e que, além de fornecer informações sobre as competências disponíveis no País na área da Biotecnologia, orienta a formulação de políticas para o setor, como por exemplo, as ações de fomento implementadas pelo Fundo Setorial de Biotecnologia, entre outros.

Os esforços que a SBBIOTEC vem realizando nos últimos anos, visam tanto a fomentar a formação de recursos humanos, com sólida base científica, aptos a suprir as demandas do setor acadêmico e do setor empresarial, como a fornecer elementos que contribuam para o desenvolvimento da Biotecnologia nacional.

São esses propósitos que pautam a atuação da SBBIOTEC. Constituída com o objetivo de promover o progresso da Biotecnologia, através da integração da ciência e do desenvolvimento tecnológico, visa estimular a capacitação tecnológica do setor produtivo e de serviços, promovendo impactos positivos no desenvolvimento econômico e no bem estar da sociedade brasileira.

Em nosso Portal, permanentemente, disponibilizamos informações relevantes sobre o setor. Ficaremos muito gratos em receber críticas e sugestões, bem como informações que venham a contribuir para o avanço da Biotecnologia no Brasil.